Perguntas Mais Frequentes

Home » Perguntas Mais Frequentes


Perguntas:

 

  • Olá! Eu gostaria de me tornar instrutora de vela de crianças e adolescentes, o que é necessário para exercer essa atividade?
    A lei exige que seja feita por um professor de Educação Física, conforme determinações do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). A CBVela ministra Cursos para professores e técnicos, baseados nos Cursos da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e certificados por ela, de forma a capacitar e melhorar o nível dos professores e técnicos no Brasil. Além disso, por exigência da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), é necessário que um condutor de barco motorizado (normalmente as aulas são feitas em botes com motor), tenha uma habilitação da Marinha (arrais ou mestre amador), dependendo da área de atuação. Normalmente o Arrais Amador é suficiente.
  • Vi que teve o curso de Técnicos Nível 1. Ele é pára instrutores?
    Sim, ele é para professores de velejadores iniciantes. O Nível 2 é para Gestores de Escolas de Vela e o Nível 3 para técnicos de Equipes de Vela de Rendimento.
  • Além dos eventos disponíveis no site, já existe uma programação de cursos para instrutor de vela?
    A partir do ano de 2019, a CBVela irá divulgar no seu site, o calendário completo com os Cursos de Técnicos e Professores. Quais as exigências para participação? A exigência é que seja professor de um Clube Náutico ou Instituição de Ensino que tenha Vela e de preferência com experiência, além de ter que possuir a habilitação de Arrais Amador. É muito recomendável que tenha sido velejador.
  • Quais as exigências para participação?
    A exigência é que seja professor de um Clube Náutico ou Instituição de Ensino que tenha Vela e de preferência com experiência e que possua Arrais Amador. É muito recomendável que tenha sido velejador. O esporte à vela coloca para o professor e técnico de vela situações, que a experiência no mar como velejador, dominando um barco à vela e as forças do vento e mar, como fundamental para o exercício da profissão como professor.
  • Em um site, li que é necessário ter formação em Educação Física, porém não tenho. É necessário mesmo?
    Ver resposta da pergunta 1.
  • Como posso participar de uma regata?
    O primeiro passo é aprender a velejar, fazendo um Curso de Iniciantes em um Clube Náutico ou Marina. A partir daí, o professor poderá indicar barcos, Clubes e Federações, que organizam as regatas e tem os contatos de proprietários de barcos que procuram por tripulantes. Ou você pode também, depois de passar pelo nível de regata, adquirir um barco de sua preferência e participar de regata com seu próprio barco. Existe também a possibilidade de alugar um barco. A maneira mais fácil e rápida é fazer parte de uma tripulação de um barco. Para isso, entre em contato com Clubes Náuticos e Marinas da sua região e se informe sobre bolsa de tripulantes. Mas é sempre muito importante já saber velejar, ter feito um curso de vela, de forma que a sua participação seja com qualidade e segurança.
  • Como faço para me filiar na CBVela?
    Em breve a filiação será feita diretamente na CBVela através do site ou App. Atualmente, se filiando à sua Federação Estadual, você estará automaticamente filiado também à CBVela.
  • Quais são os barcos que participam dos jogos olímpicos e dos jogos pan-americanos?
    Seguem abaixo as Classes que fazem parte hoje do programa Olímpico e Pan-Americanos.
  • Nos estamos procurando uma equipe ou programa para uma jovem que já faz aula de Laser Radial. Poderiam me facilitar um pouco de informação?
    Procure um Clube Náutico em sua região. No site da CBVela tem o espaço de Onde Praticar na aba Vela. Pergunte nos diferentes Clubes da sua região, em qual(quais) Clube(s) uma certa Classe está mais desenvolvida. Certos Clubes investem mais em uma certa classe do que outros Clubes. Qualquer dificuldade pode entrar em contato diretamente com a Confederação, que poderá orientar o caso específico.
  • Queria aprender a velejar, sou apaixonada pelo esporte e queria saber onde posso ter aulas com profissionais qualificados?
    Aqui no site da CBVela, temos a área da Vela, Onde Praticar, com a lista dos Clubes Náuticos do Brasil. Nessa área também tem a lista das Federações Estaduais, que podem te informar onde existem Escolas de Vela nos Clubes e fora dos Clubes. Hoje no Brasil já existem Escolas de Vela que estão situadas fora dos Clubes Náuticos e oferecem muito boas opções de iniciação na prática da vela, nas Marinas Náuticas. Uma vez identificado o Clube ou local de interesse, você poderá sempre contatar a CBVela ou sua Federação Estadual para saber se existe um Curso de vela com professores qualificados.
  • Como obter as habilitações para dirigir um barco a vela?
    Algumas Escolas de Vela e Clube têm Curso para Amadores, certificados pela Capitania dos Portos de cada região do Brasil. Se informe na Capitania dos Portos da sua região. As provas são marcadas por cada Capitania dos Portos, que é a responsável por ministrar as provas e dar a respectiva habilitação. Existem três tipos de habilitação amadora: Arrais Amador, para águas protegidas, como Baías, Lagoas, Lagos, Represas e Rios, Mestre Amador, para navegação costeira, até cerca de 20 milhas da costa e o Capitão Amador, para navegação oceânica. Acesse o site da Marinha, na área das Capitanias dos Portos. https://www.marinha.mil.br/content/sites-das-organizacoes
  • Meu sonho é fazer uma travessia como eu posso entrar em uma tripulação de oceano?
    Existem alguns Clubes que tem uma bolsa de tripulantes, mas são poucos. Algumas Escolas de Vela, têm cursos de vela de Oceano e oferecem essa possibilidade. O caminho mais seguro, é fazer um curso de vela, aprender a velejar primeiro em águas seguras e costeiras de pequenas distâncias, de forma que você ganhe a experiência suficiente para as primeiras travessias mais longas.
  • Eu posso praticar o esporte a vela sem custo nenhum ou com um custo baixo?
    Hoje existe a possibilidade de praticar a vela a um custo muito baixo. Você pode integrar uma tripulação de um barco e velejar sem custo, ou fazer aulas de vela à custo acessíveis. Para iniciantes no esporte não é necessariamente obrigatório ter um barco próprio ou ser sócio de um clube náutico. Muitos velejadores iniciam no esporte como tripulantes de proprietários de barco, sendo sócio-atleta dos clubes, que é uma categoria de associado com esta finalidade.

Classes Olímpicas:

Feminino:

Laser Radial, Prancha à Vela RS:X, 49er FX e 470

Masculino:

Laser, Prancha à Vela RS:X, Finn, 49er e 470

Misto:

Nacra 17

Classes Pan-Americanas:

Feminino:

Laser Radial, Prancha à Vela RS:X e 49er FX

Masculino:

Laser Standard e Prancha à Vela RS:X

Misto:

Nacra 17, Snipe e Lightning

Aberto:

Kite Formula Foil e Sunfish

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support