Notícia

Home » Disputa de alto nível da Nacra 17 é destaque no 1º dia da Copa Brasil

Disputa de alto nível da Nacra 17 é destaque no 1º dia da Copa Brasil

O primeiro dia de regatas da Copa Brasil de Vela 2018 teve uma disputa particular na raia da Sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina, nesta terça-feira, dia 20. Na classe Nacra 17, um duelo de alto nível técnico teve como protagonistas, de um lado, a dupla Samuel Albrecht/ Gabriela Nicolino, 5ª colocada no Campeonato Mundial deste ano; e do outro lado a recém-formada parceria de João Bulhões com a medalhista olímpica Isabel Swan.

Samuel e Gabriela pularam na frente, vencendo duas das três regatas do dia e somando 4 pontos perdidos (1+1+2). Mas João e Isabel ganharam a outra prova desta terça-feira e estão em segundo lugar (8 p.p., 4+3+1). O confronto promete ser uma das grandes atrações do campeonato, até porque está em jogo também a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“A disputa entre as duas duplas é saudável e de respeito. Admiro o João por estar na segunda campanha dele e vejo que a classe Nacra brasileira evoluiu muito. Nós dois temos condições de representar muito bem o país. Quanto à Copa Brasil, com certeza será bem acirrada e a definição deve acontecer no sábado, no último dia de regatas”, afirmou Samuel Albrecht, na saída da água.

“Nós temos uma disputa grande, mas eu e Isabel estamos aqui mais até para aprender. Nunca havia entrado com a Isabel em um barco em regata numa competição e estou bem contente. Já no primeiro dia evoluímos muito. Velejar com ela é muito bom. Além de ser uma grande velejadora, é também uma pessoa com uma energia incrível e que aprende tudo muito fácil”, disse João Bulhões.

Com o expressivo total de 110 barcos inscritos, a Copa Brasil de Vela 2018 teve seu primeiro dia de regatas com boas condições em Florianópolis, e ventos de 10 a 13 nós.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

Resultados completos: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

O campeonato terá regatas nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

Comentários

comentarios

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support