Copa da Juventude

Home » Copa da Juventude

copadajuventude Copa da Juventude

Sobre a Copa da Juventude

A Copa da Juventude foi criada em 1994, como sede no Iate Clube do Rio de Janeiro para selecionar os atletas jovens e formar a Equipe Brasileira de Vela Jovem que representou o país no Campeonato Mundial da Juventude – Marathon 1994. A partir desde este ano, o evento tem crescido exponencialmente e atendido cada vez mais atletas, clubes e federações estaduais.

Na Copa da Juventude há a disputa de Melhor Clube de Vela Jovem, onde os atletas competem não somente de forma individual ou em duplas, mas também para somar pontos para o seu clube.

A Gerência Técnica da Confederação Brasileira de Vela utiliza este evento para avaliar os atletas e convocar a Equipe Brasileira de Vela que representa o país no Campeonato Mundial da Juventude, organizado anualmente pela Federação Internacional de Vela.

XXIV Copa da Juventude | 2017 

A XXIV edição da Copa da Juventude será realizada entre os dias 02 a 08 de setembro de 2017 na cidade de Maria Farinha, Paulista / PE com organização em conjunto da Confederação Brasileira de Vela – CBVela; Federação Pernambucana de Vela – FPVela e do Cabanga Iate Clube de Pernambuco – CICP.

Este será o principal evento classificatório para a Equipe Brasileira de Vela Jovem que disputará o Mundial da Juventude da Federação Internacional de Vela – Sanya (China), em dezembro deste ano.

A Copa da Juventude terá disputa nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), RS:X (Masc. e Fem.), Hobie Cat 16 (Aberto) e 29er (Masc. e Fem.); onde podem ser inscritos na competição barcos cujos tripulantes cumpram os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira; data de nascimento após 31 de dezembro de 1998; e registro como atleta na Federação Internacional de Vela.

Não haverá cobrança de taxas de inscrição, mas é preciso se inscrever pelos seguintes e-mails: cbvela@cbvela.org.br e/ou vela@cabanga.com.br.

A Copa da Juventude é a principal competição do Calendário de Vela Jovem do Brasil. Faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade idealizado pela Confederação Brasileira de Vela, com o objetivo de oferecer oportunidade para novos velejadores trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram campeãs mundiais na categoria júnior, na classe 420, em 2009.

copadajuventude Copa da Juventude

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support