Comitê de Técnicos

Home » Comitê de Técnicos


O Comitê de Técnicos da CBVela é formado por três membros no momento. Todos os membros são Técnico de Vela atuantes em suas áreas e classes e têm vasta experiência na atuação como técnico de vela em diferentes categorias, como infantil, juvenil e também com adultos.

Seguindo a exigência legal da da World Sailing (Federação Internacional de Vela), a CBVela desenvolveu em 2017 o Comitê de Técnicos. Esse Comitê tem importância no sentido de trazer para a Governança da CBVela e das decisões estratégicas a expertise daqueles que formam os futuros velejadores, treinam os jovens e adultos e estão atualizados com as metodologias de treinamento e desenvolvimento de materiais na Vela Internacional, assim como na aplicação das regras de regata. Essa interação é fundamental para que a CBVela possa tomar as decisões mais acertadas possíveis no que diz respeito ao investimento dos recursos no treinamento e desenvolvimento dos velejadores brasileiros.

Além disso, o Comitê de Técnicos também poderá fazer sugestões em outras áreas como aquisição de equipamentos, novas estratégias de investimento, aplicação de novas tecnologias e uso de equipes multidisciplinares na Vela.

O Comitê de Técnicos tem um lugar no CTV (Comitê Técnico de Vela), com direito a voto e assim como o CTV é um órgão que pode fazer sugestões para a Diretoria da CBVela, representando todos os Técnico de Vela do Brasil.

O Comitê de Técnicos da CBVela foi eleito por voto direto de todos os Técnicos do Brasil para o quadriênio 2017/2020.

A composição do Comitê de Técnicos da CBVela é conforme abaixo:

Felipe Novelo

Felipe, mais conhecido como Tijolo, é atualmente técnico do Iate Clube do Rio de Janeiro, atua principalmente na Classe Optimist, mas também nas Classes de Vela Jovem, como Laser, 420 e 29er. Ele já é técnico por mais de 15 anos. Tem boa experiência internacional na participação em eventos internacionais da Classe Optimist e Vela Jovem.

Fernando Pasqualin

Técnico de Prancha à Vela, foi técnico do campeão da Classe RS:X, o Bimba nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011.

Edival Moura Junior

Mais conhecido como Júnior, trabalha na Classe Optimist, formando e treinando jovens velejadores em Recife, Pernambuco por mais de 15 anos. Atualmente também dirige a Escola de Vela no Cabanga Iate Clube em