Comitê de Técnicos

Home » Comitê de Técnicos


O Comitê de Técnicos da CBVela é formado por três membros no momento. Todos os membros são Técnico de Vela atuantes em suas áreas e classes e têm vasta experiência na atuação como técnico de vela em diferentes categorias, como infantil, juvenil e também com adultos.

Seguindo a exigência legal da da World Sailing (Federação Internacional de Vela), a CBVela desenvolveu em 2017 o Comitê de Técnicos. Esse Comitê tem importância no sentido de trazer para a Governança da CBVela e das decisões estratégicas a expertise daqueles que formam os futuros velejadores, treinam os jovens e adultos e estão atualizados com as metodologias de treinamento e desenvolvimento de materiais na Vela Internacional, assim como na aplicação das regras de regata. Essa interação é fundamental para que a CBVela possa tomar as decisões mais acertadas possíveis no que diz respeito ao investimento dos recursos no treinamento e desenvolvimento dos velejadores brasileiros.

Além disso, o Comitê de Técnicos também poderá fazer sugestões em outras áreas como aquisição de equipamentos, novas estratégias de investimento, aplicação de novas tecnologias e uso de equipes multidisciplinares na Vela.

O Comitê de Técnicos tem um lugar no CTV (Comitê Técnico de Vela), com direito a voto e assim como o CTV é um órgão que pode fazer sugestões para a Diretoria da CBVela, representando todos os Técnico de Vela do Brasil.

O Comitê de Técnicos da CBVela foi eleito por voto direto de todos os Técnicos do Brasil para o quadriênio 2017/2020.

A composição do Comitê de Técnicos da CBVela é conforme abaixo:

Felipe Novelo

Felipe, mais conhecido como Tijolo, é atualmente técnico do Iate Clube do Rio de Janeiro, atua principalmente na Classe Optimist, mas também nas Classes de Vela Jovem, como Laser, 420 e 29er. Ele já é técnico por mais de 15 anos. Tem boa experiência internacional na participação em eventos internacionais da Classe Optimist e Vela Jovem.

Fernando Pasqualin

Técnico de Prancha à Vela, foi técnico do campeão da Classe RS:X, o Bimba nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011.

Edival Moura Junior

Mais conhecido como Júnior, trabalha na Classe Optimist, formando e treinando jovens velejadores em Recife, Pernambuco por mais de 15 anos. Atualmente também dirige a Escola de Vela no Cabanga Iate Clube em

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support